2006-10-24

Imago Dei


O ser humano possui naturalmente interioridade. E essa interioridade é habitada por um Sol e pelo Numinoso.
Os mestres espirituais e outros analistas das profundezas da alma humana chamam a esta interioridade e a este Sol central também Imago Dei (imagem de Deus) ou a própria Presença Divina em nós. Os místicos ousam mais e dizem: Temos Deus dentro de nós. É tão unido a nós que Ele é a nossa própria profundidade. Somos Deus por participação.

Se assim é, então devemos reconhecer que nós não adquirimos a vida espiritual. Ao contrário, nós nos descobrimos radicalmente dentro dela Podemos abrirmo-nos mais e mais a ela.
Em Deus sempre vivemos. Em Deus nos movemos. Em Deus somos. A Ele nunca vamos. Dele nunca saímos. Nele sempre nos encontramos.

Leonardo Boff in A águia e a galinha

2 comentários:

  1. Pois... Depois digam que sou eu que tenho má vontade e preconceitos. Ao frei Boff agora só faltam uns exercícios espirituais (Ioga?) e está resolvido o problema espiritual do ser humano. Cristo? Bom, talvez se arranje um lugar como místico ou mestre espiritual...

    ResponderEliminar
  2. David,

    não sejas preconceituoso. E acho que o Boff, também faz uma "perninha" de Yoga. ;)

    Mas não percebo qual é o teu drama. Não foi por Cristo, o Logos, que Deus habitou em nós? Isto dito duma forma muito simplista. Em tudo o que o Boff, diz (na citação), não contradiz nada disso. Ele só não escreveu: CRISTO. Se leres o livro dele "Jesus Cristo Libertador", o qual já citei por aqui, vês que ele não se esquece dele, nem o menospreza. O Boff é cristão.

    ResponderEliminar