2007-02-01

só por obrigação é melhor não

Se há coisa que me correu bem na vida, foi ter sido mãe( ainda sou, que parece que é tarefa vitalícia). Ainda por cima, quando se tem a sorte de o ser de duas santas criaturas; é de agradecer aos céus, todos os dias e pela eternidade além. Mas essa coisa do instinto maternal é que me fez sempre muita confusão. Se ele existe, eu devia estar no fim da fila quando foi a distribuição. Não achei graça nenhuma aos enjoos matinais e ao longo dos dias, às dores do parto suportadas até à exaustão, com os dentes cerrados que gritaria é para melhores alturas. A mais velha que, nas primeiras semanas de vida, chorava desalmadamente todas as santas noites, os mamilos gretados e as dores incríveis que isso provoca...pronto, é melhor ficar por aqui.
Assim sendo, leio num panfleto distribuído à porta da igreja, os senhores bispos da Conferência Episcopal dizerem o seguinte: -"...desde que aceitou gerar a mulher tem obrigação de proteger e defender a vida de outro ser"-, e penso: "eles, que de saias, só conhecem as que vestem por inerência de funções, são muito lestos a decidir o que uma mulher tem ou não de fazer".

Primeiro, têm a certeza que a mulher aceitou gerar? Só pelo facto de ter nascido mulher? Só porque se deitou com um homem?

Segundo, como é que lhe impõem essa obrigação? A que título?

Eu, muito sinceramente, não gostava de ver mulheres que não desejam ser mães, serem-no por obrigação. Pelo bem delas e dos filhos que gerassem.

2 comentários:

  1. Pois é, MC.
    Os homens do solidéu carmim gostam muito de falar de coisas que não percebem. Nesta e em muitas outras questões. Não devem olhar-se ao espelho quando acordam.

    ResponderEliminar
  2. lino,

    eu só quis desmistificar um pouco a poesia do que é ser mãe. É uma coisa fantástica, mas feita por amor. No amor cabem todos os sacrifícios, sem condições.
    No discurso de alguma hierarquia, de alguns cristãos, é impossível vislumbrar um pouco de humanidade. Só ideologia. E o cristianismo não é uma ideologia.

    ResponderEliminar