2009-09-13

e quem é capaz da oração perfeita?

Alugámos uma viatura e percorremos essa parte do país que vai desde o Mar Morto até ao Mar da Galileia. E visitámos muitas cidades e pontos relevantes nos evangelhos. Foi fantástico. Queremos lá voltar no próximo ano.

Num só dia vi três situações que me aguçam a vontade de problematizar, a necessidade de questionar, e a inevitabilidade da dúvida.

Sábado, 9:00h. Preparávamo-nos para sair do Hotel, quando ouvimos, vindos de uma sala do Hotel, cânticos religiosos. Seguimos o rasto do som e demos, de caras, com uma celebração de uma igreja cristã que se reunia nesse mesmo hotel. Um pastor evangélico dirigia os cânticos e as orações.

Nesse mesmo dia, perto da hora do almoço, visitámos o «Muro das Lamentações». Mexeu comigo, violentamente, ter visto um judeu ortodoxo que chorava, literalmente, «baba e ranho», enquanto, num movimento pendular com a cabeça para a frente e para trás, pranteava a glória perdida de Israel e a angústia da demora dessa restauração.

A meio da tarde, já do outro lado do vale de Cedron, perto do jardim do Getsêmani, vi um muçulmano prostrado com a face no chão, sobre um tapete, voltado para Meca. Indiferente a quem passasse e despreocupado com o facto de ter abandonado o seu ponto de negócio ambulante, lá estava ele rendido e totalmente entregue à sua oração da tarde.

Chegou a noite e, antes de me deitar, a pergunta assaltou-me sem pedir licença. Ainda hoje me persegue, me incomoda e me interpela: quais, dentre estes, Deus se recusa a ouvir?

Luis Melancia, aqui
Docente na LIc. em Ciência das Religiões

1 comentário:

  1. "quais, dentre estes, Deus se recusa a ouvir?"

    soa bem, mas faz sentido?

    ResponderEliminar