Li há pouco: "um católico tem fé e a fé não desespera." E embrenho-me em cogitações e interrogações: um vaso é aquilo que contém? católico uma vez católico para sempre (mesmo que não esteja de acordo quanto a princípios nem comungue da vida da Igreja)? É possível possuir uma fé que seja mais que interrogação e espera?
Essa última pergunta é preciosa. Vale tanto e resume tudo. Porque, acredito eu, mesmo os que têm o conhecimento de Deus pela Revelação, por esse lado «directo», não deixam a interrogação e espera, porque Deus também é ausência. Que faço com um Deus que vi nos olhos uma vez em toda esta vida? Espero e interrogo, isso mesmo.
ResponderEliminar"Deus também é ausência". Sim, é isso.
ResponderEliminar